sexta-feira, 4 de maio de 2012

Robert Hutchings Goddard, inventor da nave espacial.



Robert Hutchings Goddard foi um físico experimental estaduniense, além de ser um engenheiro, muito importante e considerado pai dos modernos foguetes. Foi o inventor do foguete espacial de combustível no ano de 1926, mas apenas objetos pequenos foram capazes de transportar, foram eles uma câmara fotográfia, barômetro e termômetro.

Nasceu em Worcester, era muito interessado em física e tecnologia desde quando era pequeno, fez seu doutorado na Clark University, na mesma cidade onde nasceu, e permaneceu por lá por muito tempo. Também trabalhou para Worcester Polytechnic Institute.

Com a ajuda de Daniel Guggnheim, ele fundou seu própio laboratório para serem realizado testes, em Roswell, NM, e foi onde desenvolveu suas primeiras experiências sobre a propulsão de foguetes no vácuo e estudou a relação entra a energia consumida e o empuxo.

Então, anos depois (1935), ele realizou testes e contruiu um foguete de autopropulsão movido a combustível líquido, oxigênio líquido e gasolina. O foguete tinha 3m de comprimento, percorreu 4.130m com a velocidade de 990 km/h, à 2.100m de altura.

No mesmo ano, fabricou o primeiro foguete que ultrapassou a velocidade do som e então ele desenhou cápsulas para o transporte do homem para o espaço.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele ofereceu seus serviços ao Exército americano e passou então fabricar foguetes à fins militares.

Seu trabalho foi apenas reconhecido mesmo após a sua morte, na segunda guerra mundial, e o governo americano acabou comprando suas patentes, onde as ultilzou na corrida espacial na década de 50.

2 comentários: