domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sir Arthur Stanley Eddington


 Sir Arthur Stanley Eddington, OM (Kendal, 28 de dezembro de 1882 — Cambridge, 22 de novembro de 1944) foi um astrofísico britânico do início doséculo XX.
Eddington é famoso pelo seu trabalho sobre a Teoria da Relatividade. "O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil".Tal afirmação dita por Einstein dizia respeito a uma observação do eclipse solar registrada na cidade cearense de Sobral por uma equipe de cientistas britânicos, liderada por Sir Arthur Stanley Eddington, que buscava vestígios que pudessem comprovar a Teoria da Relatividade, até então mera especulação. Mas Eddington foi no mesmo dia para a Ilha do Príncipe mas devido as condições meteorológicas que não eram boas e as placas fotográficas revelaram-se de péssima qualidade e difíceis de medir. Porém, uma outra equipe da expedição de Eddington, que estava na cidade de Sobral, no Brasil, liderada pelo astrônomo britânico Andrew Crommelin, pôde observar o eclipse sob boas condições meteorológicas. Confirmando, assim a Teoria de Einstein.
Em 1920, tomando como base as medidas precisas de átomos efetuadas por Francis Aston, Eddington foi o primeiro a sugerir que a fonte de energia das estrelas provinha da fusão nuclear do hidrogênio em hélio.

Um comentário: